domingo, 9 de outubro de 2011

Missa das crinças do dia 09/10/2011

EVANGELHO DE MATEUS 22,1-14
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 1Jesus voltou a falar em parábolas aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo, dizendo: 2“O Reino dos Céus é como a história do rei que preparou a festa de casamento do seu filho.
3E mandou os seus empregados para chamar os convidados para a festa, mas estes não quiseram ir.
4O rei mandou outros empregados, dizendo: ‘Dizei aos convidados: já preparei o banquete, os bois e os animais cevados já foram abatidos e tudo está pronto. Vinde para a festa!’
5Mas os convidados não deram a menor atenção: um foi para o seu campo, outro para os seus negócios, 6outros agarraram os empregados, bateram neles e os mataram.
7O rei ficou indignado e mandou suas tropas para matar aqueles assassinos e incendiar a cidade deles.
8Em seguida, o rei disse aos empregados: ‘A festa de casamento está pronta, mas os convidados não foram dignos dela. 9Portanto, ide até às encruzilhadas dos caminhos e convidai para a festa todos os que encontrardes’.
10Então os empregados saíram pelos caminhos e reuniram todos os que encontraram, maus e bons. E a sala da festa ficou cheia de convidados.
11Quando o rei entrou para ver os convidados, observou aí um homem que não estava usando traje de festa 12e perguntou-lhe: ‘Amigo, como entraste aqui sem o traje de festa?’ Mas o homem nada respondeu.
13Então o rei disse aos que serviam: ‘Amarrai os pés e as mãos desse homem e jogai-o fora, na escuridão! Aí haverá choro e ranger de dentes’.
14Porque muitos são chamados, e poucos são escolhidos”.

Reflexão

Da dureza à misericórdia

Da esperança, a dor; do desejo incontido de realizar a festa de casamento de seu filho, ver aquele sentimento de tristeza se transformando em chegadas rebordadas de alegria. Talvez esse tenha sido o sentimento desse rei ao convidar os sacerdotes e anciãos para essa grande festa, e ser surpreendido por não ter nenhum convite aceito. Porém, ao mandar os empregados chamar todos os que eles encontrarem, esse sentimento foi se modificando, pois o povo chegava repleto de alegria.

O Evangelho de hoje nos ensina isso, haverá momentos em nossas vidas que veremos nossos planos não darem certo, projetos desabarem pela rejeição do mundo, a felicidade caminhando cada vez mais longe de nós. É momento de dureza. Nessa hora, só saberá erguer-se aquele que tiver o olhar certo para aquela situação e perguntar-se: "Que lição eu posso aprender?" O mais importante é você ter a certeza que Deus lhe diz: "Não desista, você precisa ir adiante, confie em mim." É a hora da misericórdia.

Um fruto só alcança a condição de fruto depois que foi capaz de morrer para suas antigas condições. Se ele resolvesse passar a vida sendo semente, nunca chegaria à maturidade própria de sua natureza. Por vezes precisamos vivenciar esse processo, pois o novo nasce é da morte. Basta termos a coragem de largar o que é velho, morrer para o mundo e suas tentações e trazer, à nossa festa, novos convidados.

"Muitos são chamados, e poucos são escolhidos". Coloque-se hoje na posição de escolhido de Deus para fazer parte de seu Reino. Ele nunca mandaria um convite a um endereço errado, sua presença é importante nessa festa. Sigamos também o exemplo de simplicidade que São Pio X, nosso santo do dia, que percorreu sempre sorridente o caminho que o Espírito Santo traçou, até que chegasse de vigário de uma pequena aldeia até o papado. E nunca esqueça que nesse mar repleto de grandes tribulações e ameaças, estamos todos apenas em mera travessia.




Suélio Moreira

Comunidade O Ângelus

nalvafontes@yahoo.com.br

Celebrando com os catequizandos





















Aniversáriante do dia

Toda comunidade cantou parabéns em comemoração a mais uma ano de vida do nosso catequizando e coroinha Igor. Parabéns e felicidades.



Dia das crianças




Catequese faz sorteio de brindes para crianças em comemoração ao dia das crianças. 
 Como surgiu o Dia da Criança


O Dia das Crianças no Brasil foi "inventado" por um político. O deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920.

Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de
"criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi
oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes!

Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto.
A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.


Em outros países

Alguns países comemoram o dia das Crianças em datas diferentes do Brasil. Na
Índia, por exemplo, a data é comemorada em 15 de novembro. Em Portugal e
Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. Em 5 de maio, é a vez
das crianças da China e do Japão comemorarem!

Dia Universal da Criança

Muitos países comemoram o dia das Crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.

domingo, 2 de outubro de 2011

Missa das crianças do dia 02/10/2011

Evangelho de Mateus 21,33-43 

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


         Naquele tempo, Jesus disse aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo: 33“Escutai esta outra parábola: Certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, fez nela um lagar para esmagar as uvas, e construiu uma torre de guarda. Depois, arrendou-a a vinhateiros, e viajou para o estrangeiro. 
34Quando chegou o tempo da colheita, o proprietário mandou seus empregados aos vinhateiros para receber seus frutos. 35Os vinhateiros, porém, agarraram os empregados, espancaram a um, mataram a outro, e ao terceiro apedrejaram. 36O proprietário mandou de novo outros empregados, em maior número do que os primeiros. Mas eles os trataram da mesma forma. 37Finalmente, o proprietário enviou-lhes o seu filho, pensando: ‘Ao meu filho eles vão respeitar’. 38Os vinhateiros, porém, ao verem o filho, disseram entre si: ‘Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo e tomar posse da sua herança!’ 39Então agarraram o filho, jogaram-no para fora da vinha e o mataram. 40Pois bem, quando o dono da vinha voltar, o que fará com esses vinhateiros?”41Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “Com certeza mandará matar de modo violento esses perversos e arrendará a vinha a outros vinhateiros, que lhe entregarão os frutos no tempo certo”. 42Então Jesus lhes disse: “Vós nunca lestes nas Escrituras: ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isto foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos?’43Por isso, eu vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos”.

Reflexão

O Deus de Jesus é acolhedor

             Esta parábola, desenvolvida no estilo narrativo, como algumas outras semelhantes de Mateus, parte de uma imagem que implica em uma relação de poder comum nas sociedades. Aqui temos o conflito entre o proprietário e os arrendatários. Desta relação de poder emergem detalhes de violência envolvendo ambas as partes. A sua interpretação deve ser cuidadosa, evitando-se uma imagem final de um deus violento e vingativo, a qual é muito característica do Primeiro Testamento. O Deus de Jesus é o Deus acolhedor que transforma os corações pelo amor.
             Conforme a narrativa de Mateus, no dia seguinte ao da denúncia do Templo de Jerusalém como tendo se tornado um covil de ladrões, Jesus volta aí, enfrentando a hostilidade dos chefes dos sacerdotes e anciãos do povo que questionavam sua autoridade. Lhes apresenta, então, a parábola dos dois filhos, um faz a vontade do pai e outro não, seguida desta parábola envolvendo a vinha arrendada, que é uma denúncia do governo teocrático do Templo de Jerusalém, que, em nome de Deus discriminava e oprimia o povo, em vez de promover-lhe a vida, e planejava a morte do próprio Jesus.
             A vinha, na tradição profética de Israel, representa o povo. Na primeira leitura o profeta Isaías fala da vinha, que é a casa de Israel. Quem cuida da vinha é o próprio Deus. A vinha, embora bem cuidada, não deu frutos. Esperava-se que frutificasse o direito e a justiça, mas só se viu a tirania e o clamor do oprimido. Nesta parábola de Mateus, Deus é o proprietário da vinha, que representa o povo, a qual é entregue aos cuidados de agricultores arrendatários, como uma alusão aos dirigentes religiosos de Jerusalém. A estes cabia conduzir o povo de Deus fazendo frutificar a justiça e o direito. Mas tal não aconteceu. Quando o Filho de Deus vem para colher estes frutos, não só não os encontra como será morto por estes dirigentes. 
             A sentença final significa uma reviravolta: o Reino de Deus será tirado destes dirigentes e entregue a um povo que produza frutos. Jesus lançou as sementes de uma nova vinha. É um povo entre o qual vigora "tudo que é verdadeiro, digno de respeito ou justo, puro, amável ou honroso, com tudo o que é virtude ou louvável" (segunda leitura). O amor e a justiça unem a todos na paz e seus frutos permanecem para sempre. 

                                                                                                                                                                                   José Raimundo Oliva

Celebrante : Padre David







Convidados Especiais

Participaram da missa de hoje, duas convidadas especiais: Ana e Clara.








Padreques fazem Oração da Comunidade





Aniversário do dia

A catequizanda Mariana comemora seu aniversário juntamente com a comunidade, recebe os parabéns e todos cantam alegres por mais um ano de vida em Cristo.




Um anjo chamado Emanuel

Hoje foi apresentado a nossa comunidade mais um pequeno anjo chamado "Emanuel", que quer dizer "Deus conosco. Bem vindo pequeno anjo.






sábado, 1 de outubro de 2011

Preparação

Catequistas da Paróquia Santo Antonio de Presidente Venceslau preparam uma belíssima recepção aos catequistas da 3ª região ( Presidente Venceslau, Presidente Epitácio, Caiuá, Piquerobi, Santo Anastácio e Ribeirão dos Índios), que participaram neste sábado a tarde, do dia 01 de outubro, de preparação e formação catequética.