quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Exulte o coração que buscam a Deus


Queridos, bom dia!
Iniciemos em Nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém!

«Exulte o coração que buscam a Deus. Sim, buscai o Senhor e sua força, procurai sem cessar a sua face» (Salmo 104,3s)

▬ Leituras: • Efésios 6,1-9: Não sirvais como quem busca agradar aos homens, mas como escravos de Cristo. / • Salmo 144,10-14: O Senhor cumpre sempre suas promessas! / • Lucas 13,22-30: Virão home
ns do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus.

«A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.» (CNBB)

Para rezar e agir neste dia: repete várias vezes a palavra: «Amai e praticai a fraternidade» (cf. 1 e 2Pd; 1Ts 4)

Seja bom o seu dia e abençoada a sua vida.



Padre Sandro Rogério

Mais DNJ







segunda-feira, 29 de outubro de 2012

DNJ em Regente Feijó

Jovens de todas as cidades da Diocese de Presidente Prudente se reuniram no último domingo 28 de outubro na cidade de Regente Feijó para celebrarem o DNJ ( Dia Nacional da Juventude).  Neste ano, em especial, o DNJ dá a largada para a divulgação de um dos importantes eventos do ano que vem: a Campanha da Fraternidade 2013, cujo tema será a Juventude.










sábado, 27 de outubro de 2012

DIA NACIONAL DA JUVENTUDE NO BRASIL MARCA O INÍCIO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2013


Foto: Jovens você é convidado hoje a participar conosco na Missa do Oratório São Pedro.
Nosso Grupo de Jovens "Jovens Sarados - a Academia para sua alma" estará responsável por esta missa. Hoje também faremos o encerramento do Mês Missionário.
participe conosco.
E amanhã não podemos perder o DNJ (DIA NACIONAL DA JUVENTUDE). AMANHÃ VAMOS FAZER MUITO BARULHO EM REGENTE FEIJÓ.
ESPERO POR VOCÊS LÁ
No último domingo de outubro se celebra todos os anos do Dia Nacional da Juventude

BRASILIA, quinta-feira, 25 de outubro de 2012 (ZENIT.org) - Último domingo de outubro é sempre voltado para os jovens brasileiros, pois, em todos os anos, se celebra o Dia Nacional da Juventude (DNJ ). Neste ano, em especial, o DNJ dá a largada para a divulgação de um dos importantes eventos do ano que vem: a Campanha da Fraternidade 2013, cujo tema será a Juventude.
Nesta quarta-feira, 24, foi lançado o twitter @cf2013Oficial  e, no próximo domingo, serão lançados a página no Facebook e o site www.cf2013.org.br 
CF  acontece sempre, na Igreja no Brasil, no período da Quaresma e, para já incentivar a participação do público-alvo, uma equipe de comunicação específica para a Campanha foi criada com o objetivo de disseminar o conteúdo do texto base da CF por meio das redes sociais, produção de vídeos e interação com os jovens de todo país.
DNJ e CF 2013
Todos os anos, a CNBB elabora um subsídio próprio para que os jovens e as dioceses celebrem o Dia Nacional da Juventude, a partir de orientações para realização de encontros, dinâmicas e meditações. O subsídio do DNJ 2012 , em especial, foi construído à luz da CF 2013, como aponta o assessor nacional da Comissão para a Juventude da CNBB, padre Antônio Ramos do Prado, na apresentação do material.
De acordo com o assessor, a construção deste documento teve a participação da Coordenação Nacional de Jovens  que se debruçou sobre a realidade do jovem da atualidade para a redação dos textos. “Essas reflexões vem fortalecer cada vez mais a importância do DNJ, que todos os anos, com um tema novo, ajuda o povo brasileiro a olhar para a juventude, refletir e acompanhar suas propostas”, destacou.
O DNJ sempre acontece no último domingo de outubro. Contudo, como o próximo dia 28 é segundo turno das eleições municipais, as (arqui)dioceses, pastorais, movimentos e comunidade têm escolhido para celebrar outros domingos de outubro ou o primeiro de novembro.
A CF 2013 tem como tema “Fraternidade e Juventude” e como lema "Eis-me aqui, Senhor. Envia-me" (Is 6,8).
http://www.zenit.org/article-31629?l=portuguese

A CORAGEM DE SE LEVANTAR E CAMINHAR


“Juventude e Vida, que vida vale a pena ser vivida?”. Com este tema e lema, jovens de todo o Brasil se reunirão neste domingo para um grito de anúncio da força da vida e de denúncia do massacre imposto à sua geração. 
Para sustentar este grito há muito sangue derramado, muito Bartimeu sentado à beira do caminho e também, muita esperança! O Dia Nacional da Juventude (DNJ) vem preparado desde o inicio do ano, quando na Campanha da Fraternidade sobre Segurança Pública, já éramos desafiados a refletir sobre o escândalo da violência que vem ceifando vidas adolescentes e jovens por este Brasil afora.
Jovens e adultos, inquietos e inconformados, mas ainda sentados à beira do caminho, todos clamamos como Bartimeu: “Senhor, Filho de Davi, tem piedade de mim!”. As multidões arrastadas pela mídia nos mandam calar, nos impõem o conformismo, a indiferença e a morte na escuridão... Mas, quem um dia já enxergou, não suporta a cegueira, e grita, insistentemente grita.
E neste domingo, justamente no sétimo dia de tantos mortos pela violência no Rio de Janeiro, a juventude faz de seu grito um apelo por luz e vida.
Celebrar a entrada de Jesus em Jericó neste domingo, é trazer sua presença para nosso meio, é ver que Ele para; e é ouvi-lo novamente ordenando a multidão: “Chamai-o”.
A ordem de Jesus tem força criadora. No Evangelho de Marcos, ela consegue fazer a multidão parar, ver um cego sentado à beira do caminho, e comunicar-lhe um chamado que gera vida. A Boa Nova de paz em tempo de guerra e violência vem desta ordem. 
Ainda hoje Jesus está passando por nossas comunidades e nos ordenando: “Chamai-os!” Chamai os jovens que estão à beira do caminho clamando por sentido de vida, esperança de ser amados, luz para caminhar; chamai os moradores das periferias que andam sentados em seu pequeno mundo, paralisados pelo medo e pelo desânimo, chamai as mulheres violentadas que ainda na adolescência vêem seus direitos desrespeitados, chamai os que estão sentados à beira do caminho da vida... 
Diante deste Evangelho somos desafiados a uma séria revisão de nossa ação missionária, evangelizadora e pastoral. Há muitas pessoas esperando apenas um chamado, muitos e muitas que esperam irmãos e irmãs das comunidades, lhes comunicar esta Boa Noticia: “Coragem, Ele te chama!” 
Entre estas pessoas, vemos a nova geração: a primeira geração do terceiro milênio que grita com sua linguagem, com suas pixações, seu grafite, sua rebeldia... 
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e a Conferência dos Religiosos do Brasil propuseram que este ano de 2009 seria o ano da escuta da juventude, uma escuta respeitosa, uma escuta amorosa... Como realizar esta escuta?
Também aqui é Jesus no Evangelho de hoje que nos ensina, quando pergunta a Bartimeu: “Que queres que eu te faça?” Mesmo vendo este desejo das duas grandes instituições da Igreja Católica, parece que temos medo de fazer esta pergunta aos jovens. Temos medo de escutá-los, eles nos ameaçam com suas interrogações, sua busca, seus sonhos...
Mesmo assim, quem corre o risco encontra uma surpresa, como Jesus encontrou. A palavra que antes parecia agressão e revolta, agora se expressa num pedido: “Senhor que eu veja”. 
Bartimeu, os jovens, os pobres, os que estão à margem das nossas comunidades querem ser ouvidos em seu grito, querem nos expressar este desejo que habita todo coração humano: ver. Ver com um novo olhar, ver o que está escondido, ver um horizonte, ver uma esperança.
Como a Bartimeu, neste Dia Nacional da Juventude, Jesus quer dizer com a voz de nossas comunidades e de todos os grupos que trabalham com a juventude: “Vai, a tua fé te curou”. Ele nos desafia a encontrar na fé o sentido de nossa existência e as possibilidades escondidas para a paz, a vida e o respeito aos mais pequenos. Ele nos desafia a uma fé adulta que gera o caminho do discipulado a partir do encontro com Ele,
Bartimeu, diante da palavra de Jesus não se foi, mas continuou seguindo Jesus pelo caminho. Seu testemunho certamente esteve presente nas primeiras comunidades de discípulos como que a desafiar homens e mulheres a ver o que está escondido, a ver além das aparências, a caminhar com uma nova luz: aquela que está adiante convidando constantemente a levantar a caminhar, a agir.
Já o profeta Jeremias na primeira leitura proclama a ação de Deus a partir de suas próprias palavras: Eu os reunirei desde as extremidades da terra; entre eles há cegos e aleijados, mulheres grávidas e parturientes: são uma grande multidão os que retornam. 
Jesus realiza esta profecia na vida de Bartimeu como um sinal. Hoje ele quer continuar a realizar esta profecia. Pela força de sua Palavra e pela força da Eucaristia, hoje Ele reúne juventudes de vários rostos que caminham dispersas e tantas vezes sem rumo. Reúne para libertar, reúne para conduzir, reúne para convocá-los a seguir seus passos. 
Como Mestre, Ele nos ensine a escutar os desejos mais profundos que habitam o coração desta geração. Como Senhor, Ele caminhe à nossa frente e à frente desta geração. Como Libertador, ele nos liberte da cegueira que nos paralisa e caminhe à nossa frente em direção de um tempo de menos violência e mais vida para todos.
Neste Dia Nacional da Juventude, vocês jovens são aqueles que podem nos ajudar a retomar o caminho com um novo entusiasmo, uma nova esperança... e nós queremos ser para vocês ouvidos e corações abertos para acolher sua palavra e nos tornar companheiros ao longo do caminho.
Seja a memória dos mártires da violência a nos conclamar: Coragem, levantem-se, Ele vos chama.

Pe. Marcos Paulo 

Evangelho Marcos 10,46-52


30º Domingo do Tempo Comum


— O Senhor esteja convosco
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 46Jesus saiu de Jericó, junto com seus discípulos e uma grande multidão. O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho.
47Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!”
48Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!”
49Então Jesus parou e disse: “Chamai-o”. Eles o chamaram e disseram: “Coragem, levanta-te, Jesus te chama!”
50O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus.
51Então Jesus lhe perguntou: “O que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Mestre, que eu veja!”
52Jesus disse: “Vai, a tua fé te curou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

"Conhecer para melhor amar"

Não existe ninguém indiferente ao amor. Todos nós, não da mesma maneira, procuramos pelo amor. Muitos namoros não duram exatamente por que os namorados não têm a coragem de se darem, mas esperam sempre que isso parta do outro. Se nossa alma não “mudar de casa”, se não quisermos viver um relacionamento onde o respeito pelo outro vier em primeiro lugar, onde não procuremos amar a pessoa como ela precisa ser amada, se não vencermos os nossos egoísmos e limites, a nossa maneira de amar será doente ou no mínimo precária.

No dia de hoje, qual a qualidade do seu “amar”? Qual o sentido na sua vida dessa decisão, pois amor passa pelo sentimento, mas ele se torna autêntico quando passa a ser uma decisão. “Independente do que passemos juntos, eu me decido a te amar e a estar contigo! Com você sei que vale à pena!”

É desafiante sair do nosso comodismo, olhar para um “tu” e ver nele a possibilidade da construção da minha personalidade mediante a minha doação a essa pessoa. Mas ao mesmo tempo como é maravilhoso, depois de todo esse trabalho, olhar para tudo o que se passa pelo outro que amamos e percebermos como não somos mais dois, mas uma só alma!

Deus abençoe!





Luis Filipe - Com. Canção Nova

terça-feira, 23 de outubro de 2012

O que fazer quando surge um desafio?


O grande desafio para cada um de nós neste começo de semana é: “Pensar a verdade no nosso íntimo” (Sl 14) e ser, quando estamos sozinhos, a mesma coisa quando estamos com as pessoas. Para isso, constantemente, precisaremos nos vigiar em cada atitude e diante de cada pensamento e nos perguntar: “Se eu estivesse com alguém teria a coragem de realizar esta ação? Se eu estivesse na frente de tal pessoa, eu falaria isso?”
Precisamos ser honestos com nós mesmos para que a luz de Cristo brilhe em nós e todos os que virem nossas obras deem glória a Deus.
Vamos hoje nos exercitar em pensar a verdade no nosso íntimo e ser quem somos sozinhos ou acompanhados?
Senhor, dá-nos a graça de sermos luz no nosso ambiente de trabalho, na nossa casa e por onde passarmos.
Jesus, eu confio em Vós!
http://luziasantiago.com/

domingo, 21 de outubro de 2012

Acampamento MAANAIM

Hoje cerca de 84 crianças com idade entre 7 e 11 anos retornaram de mais um acampamento, que teve como tema:

 Eles saíram na manhã do dia 20/10, sábado rumo ao Centro de Formação para um final de semana de louvor, adoração, muita diversão e animação e retornaram hoje  21/10 no início da noite para o encerramento com a Santa Missa.



Recebemos também a cruz que representa a Jornada Nacional da Juventude que se realizará no ano de 2013 no Rio de Janeiro






Olha aí as crianças chegando todas animadas do acampamento













A verdadeira inocência


Depois de tanta animação o cansaço chega






Algumas das pessoas que se doaram para a realização desse acampamento "os anjos"



Os depoimentos