terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Bento XVI autoriza início antecipado da escolha de seu sucessor

Papa Bento XIVI (Foto: Getty Images)

O Papa Bento XVI aprovou nesta segunda-feira (25) mudanças nas normas que regulam o conclave que vai escolher seu sucessor, a fim de permitir que ele possa começar mais rapidamente.
A mudança na lei significa que os cardeais não vão mais precisar esperar 15 dias depois da saída de Bento XVI para iniciar a reunião em Roma.
"Deixo ao Colégio dos Cardeais a possibilidade de antecipar o começo do conclave uma vez que todos os cardeais estejam presentes, ou atrasar em alguns dias o começo da eleição se ocorrer algum problema grave", disse o papa em uma declaração lida pelo o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.
As autoridades do Vaticano explicaram que a mudança foi, em parte, devido ao fato de as normas terem sido escritas principalmente para um conclave ocorrendo em caso de morte de um papa e não em caso de renúncia.
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/02/bento-16-autoriza-inicio-antecipado-da-escolha-de-seu-sucessor.html

MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS PELO SANTO PADRE 27/02/13


Amados irmão e irmãs, em comunicado hoje emitido pela Cúria Diocesana de Presidente Prudente/SP que nos diz o seguinte:

Revmo. Sr. Sacerdote


Sempre fomos surpreendidos nestes anos pela santidade e sabedoria de nosso Papa Bento XVI. Reconhecemos, de coração agradecido, que Deus conduz sua Igreja pelos caminhos da história. O Santo Padre tem sido para nós um sinal dessa providência que jamais nos falta. Agora, chegando o momento de enviar seu pontificado, elevemos a Deus, com toda a Igreja nossa ação de graças. Lembrando-nos de rezar, nos dias 27 e 28 de fevereiro corrente, missa de ação de graças pelo Papa.
Unamo-nos assim no reconhecimento do bem que ele representou para a Igreja e na súplica para que Deus nos conceda pastores segundo o seu coração.
Em Cristo Jesus



Mons. Miguel Valdrighi
Vigário Geral da Diocese de Presidente Prudente



Dom Benedito Gonçalves dos Santos
Bispo Diocesano de Presidente Prudente

http://www.iparoquia.com/Site.Noticias/modelo1/index.php?id=wETM&codNot=%3D%3DwMxkzN

Definitivamente Jesus na cruz não é bonito!


 É trágico, triste, doloroso, mas é real. Deus é humano e se importa com a humanidade. Estou neste momento olhando sobre minha mesa de estudos um crucifixo e contemplo a autenticidade de Jesus que não mascarou a realidade, mas a viveu intensamente inclusive a dor. Prometeu o céu, mas não disse que seria fácil a travessia existencial para lá, porém nos deu uma certeza e estimulo que estaria conosco sempre. Se Deus existe? Não Deus não existe! Não posso acreditar nesse Deus maquiado, sem cruz, curandeiro, simples facilitador da vida, comerciável, politico, não este Deus não existe. Existe o dilacerado, sem atrativos e maquiagens, que assumiu o pecado por nossa salvação e que hoje esta clamando ao Pai que perdoe nossa crença nas caricaturas sobre Deus. Se Deus te ama? Por acaso alguém já sangrou de amor por você? Amar é não desistir até sangrar mesmo que o outro não mude!!! A cruz e trágica mas o gesto é nobre Ele assumiu minhas enfermidades e ainda tem gente querendo provas do seu amor! Ei, psiu: Deus morreu por amor a você, ergue esta cabeça e vá ser feliz não mendigue qualquer amor, pois o autor do amor morreu por você!!!

Pe.Fernando Guirado

domingo, 24 de fevereiro de 2013

HOMILIA DO II DOMINGO DA QUARESMA ANO C

SUBINDO O MONTE TABOR 


Quaresma é tempo de conversão. E converter se é mudar de mentalidade e de atitudes. Assim como quem percebe que errou o caminho, tem de voltar atrás e retomar outra direção. Nisso consiste a penitência, que se traduz em nova maneira de viver a vida.
Com a Campanha da Fraternidade voltada para a Amazônia, ao refletir sobre “nossa vida e missão neste chão”, a Igreja nos convida a uma revisão radical de nossas atitudes com relação à criação e ao meio ambiente. Somos chamados a uma conversão pessoal, mas não só. A humanidade inteira é chamada a uma conversão total. Os estudos sobre aquecimento global comprovam os perigos que nos ameaçam.Enfim a humanidade se dá conta que está tomando um caminho errado que nos levará à destruição. Daí a necessidade urgente de tomar um novo rumo.
Assim aconteceu com Abraão, apresentado na primeira leitura. Deixou sua pátria e partiu em busca de descendência numerosa e terra fértil. A luta não foi fácil, para este patriarca e sua família, mas a fé transformou sua realidade. Deus estabeleceu uma aliança com Abraão. O texto descreve como se fazia esse tipo de contrato. Cortava se algum animal, separavam se as partes e a pessoa passava pelo meio. Com esse gesto assumia o compromisso e o risco de ser cortada ao meio, a própria pessoa, caso não cumprisse o compromisso assumido. Nesta primeira leitura, quem passa pelo meio dos animais cortados é uma tocha de fogo, que representa a passagem do próprio Deus. Significa que Deus assume com Abraão o compromisso “à tua posteridade darei esta terra”. Abraão adere com sua fé. É a contrapartida de seu compromisso na aliança com Deus.
A terra que Deus deu à posteridade de Abraão está desfigurada. A humanidade não cumpriu sua parte no contrato. No lugar da fé, colocou a ganância, a exploração e a destruição. Essa terra necessita ser transformada. As montanhas, sinais de fartura e de beleza, hoje estão deformadas pelos incêndios ou, pior ainda, apinhadas de favelas e inundadas pelo crime. A realidade é de paixão e morte, mas precisa ser transformada em glória e ressurreição.
O Evangelho da transfiguração de Jesus convida a lançar um novo olhar sobre a realidade, para transformá la. Cansado de caminhar pelas estradas poeirentas da Galiléia, Jesus sobe à montanha para orar. Lucas gosta de frisar que Jesus reza, que ele é o modelo do homem em oração. Sobem com ele os três discípulos mais próximos, Pedro, João e Tiago. “Enquanto Jesus orava, o aspecto de seu rosto se alterou, suas vestes tornaram se de fulgurante brancura” (v.29). Nesse fato, os discípulos têm uma pequena amostra da ressurreição de Jesus, uma espécie de aperitivo do que será a glória definitiva. Foi como uma fotografia da presença de Deus na pessoa de Jesus.
Na mesma visão aparecem, conversando lado a lado com Jesus, Moisés e Elias. Os dois representam toda a tradição judaica. Moisés é o representante da Lei e Elias o representante dos Profetas. Temos então o diálogo de Jesus com o Pentateuco e a Profecia, ou seja, com os representantes do Primeiro Testamento ou da Escritura Hebraica. E qual era o assunto da conversa com Moisés e Elias? Falavam do êxodo de Jesus que se consumaria em Jerusalém. Nessa interpretação de Lucas, portanto, a morte de Jesus na cruz não é o fim, mas é o início, ou melhor, a saída, como traduz a palavra êxodo. O evangelista Lucas evita falar de transfiguração, para não confundir seus cristãos, vindos da tradição pagã. Prefere falar de êxodo, uma imagem mais compreensível para todos, devido à importância da saída do Egito para o povo bíblico. Dessa forma, a morte de Jesus é o seu êxodo, ou seja, a sua saída para a glorificação.
Curiosamente a reação dos discípulos é de sono. Quer dizer que eles não estavam entendendo o que se passava. Ainda mais equivocada é a compreensão de Pedro, quando propõe armar três tendas e permanecer no alto da montanha. Faltou entender que para subir, é preciso antes descer da montanha. Que não existe glória sem sofrimento. Que o caminho da ressurreição passa pela cruz. A transfiguração do Tabor só tem sentido se associada com a passagem pelo Calvário. A montanha da glória dá força para a montanha do sofrimento. E ambas estimulam a fé para viver com profundo sentido a realidade. Não é possível permanecer no Tabor, como não é possível parar no Calvário. Tudo aponta para a nova realidade a que somos convidados a viver.
É nesse momento que se manifesta o Pai, presente na nuvem. A nuvem é muitas vezes sinal da presença de Deus, como era o fogo na primeira leitura. Nesta presença se manifesta a voz do Pai que indica Jesus “Este é o meu Filho, o Eleito, ouvi o” (v.35). Os discípulos agora sabem que caminham com Jesus, o filho de Deus. Esse conhecimento lhes causa temor e provoca reação de silêncio. O mistério é grandioso demais. Porém lhes dá fé e coragem.
A segunda leitura reforça o estímulo para esperar com fé e lutar para transformar a realidade. Convida nos a construir a cidade celeste, de onde esperamos o Salvador “que transformará nosso corpo humilhado, conformando o ao seu corpo glorioso” (v.21).

Pe. Marcos Paulo Cestare de Souza

Evangelho Lucas 9,28b-36

2º Domingo da Quaresma



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 28bJesus levou consigo Pedro, João e Tiago, e subiu à montanha para rezar. 29Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante.
30Eis que dois homens estavam conversando com Jesus: eram Moisés e Elias. 31Eles apareceram revestidos de glória e conversavam sobre a morte, que Jesus iria sofrer em Jerusalém.
32Pedro e os companheiros estavam com muito sono. Ao despertarem, viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com ele.
33E, quando estes dois homens se iam afastando, Pedro disse a Jesus: “Mestre, é bom estarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. Pedro não sabia o que estava dizendo.
34Ele estava ainda falando, quando apareceu uma nuvem que os cobriu com sua sombra. Os discípulos ficaram com medo ao entrarem dentro da nuvem.
35Da nuvem, porém, saiu uma voz que dizia: “Este é o meu Filho, o Escolhido. Escutai o que ele diz!”
36Enquanto a voz ressoava, Jesus encontrou-se sozinho. Os discípulos ficaram calados e naqueles dias não contaram a ninguém nada do que tinham visto.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

OREMOS

Foto: OREMOS 

O tempo da Quaresma nos convida à mais profunda comunhão com Jesus em sua ousadia de viver o amor sem limites, promovendo a vida e vida em abundância.
Começo por dizer que o maior bem do ser humano é a vida. É a partir desse dom de Deus concedido ao ser humano, que o homem pode desenvolver suas capacidades e, sobretudo, a capacidade de amar.
O amor comunica vida e liberta. Contudo, suscita a repressão dos poderosos que se beneficiam da exploração dos oprimidos e empobrecidos. Doar-se no amor supõe mudança de vida e abandonar os esquemas de segurança e defesa oferecidos por este mundo, lançando-nos, em oração, nos braços do Pai. É neste âmbito que surge a “Oração do Pai Nosso” que Jesus ensina aos seus discípulos: “Quando rezardes dizei, Pai Nosso…” (Mt 6,7-15).
A oração cristã consiste em estabelecer uma relação amorosa com Deus. Uma relação de amor dá-se num contexto de confiança, de transparência, de profundidade. Nem sempre o ser humano é capaz disto, quando se trata de relacionar-se com Deus, na oração. É comum a tentação de querer argumentar com Ele, de transformá-Lo em “depósito” de reclamações, lamúrias e de considerá-Lo solução para todas as pendências humanas.
Jesus denunciou certas tendências erradas no tocante à oração e indicou uma pista para fazê-la de maneira consistente. A oração é um diálogo com o Pai, que não se coloca na mesma altura do orante: Ele é santo e está no céu, embora esteja muito perto de quem reza. Diante d’Ele, exige-se uma atitude de reverência e humildade.'

Pe. Marcos Paulo

O tempo da Quaresma nos convida à mais profunda comunhão com Jesus em sua ousadia de viver o amor sem limites, promovendo a vida e vida em abundância.
Começo por dizer que o maior bem do ser humano é a vida. É a partir desse dom de Deus concedido ao ser humano, que o homem pode desenvolver suas capacidades e, sobretudo, a capacidade de amar.
O amor comunica vida e liberta. Contudo, suscita a repressão dos poderosos que se beneficiam da exploração dos oprimidos e empobrecidos. Doar-se no amor supõe mudança de vida e abandonar os esquemas de segurança e defesa oferecidos por este mundo, lançando-nos, em oração, nos braços do Pai. É neste âmbito que surge a “Oração do Pai Nosso” que Jesus ensina aos seus discípulos: “Quando rezardes dizei, Pai Nosso…” (Mt 6,7-15).
A oração cristã consiste em estabelecer uma relação amorosa com Deus. Uma relação de amor dá-se num contexto de confiança, de transparência, de profundidade. Nem sempre o ser humano é capaz disto, quando se trata de relacionar-se com Deus, na oração. É comum a tentação de querer argumentar com Ele, de transformá-Lo em “depósito” de reclamações, lamúrias e de considerá-Lo solução para todas as pendências humanas.
Jesus denunciou certas tendências erradas no tocante à oração e indicou uma pista para fazê-la de maneira consistente. A oração é um diálogo com o Pai, que não se coloca na mesma altura do orante: Ele é santo e está no céu, embora esteja muito perto de quem reza. Diante d’Ele, exige-se uma atitude de reverência e humildade.'

Pe. Marcos Paulo

Bom dia amados!

Foto: Bom dia amados! O Senhor Jesus foi tentado afim de que nos nao fossemos derrotados pelo inimigo.Morreu porque nos morremos,sofreu porque nos sofremos e ressuscitou para que ressuscitassemos,passou por todas as situacoes humanas,exceto o pecado,para mostrar que nos ama e esta do nosso lado em tudo aquilo que diz respeito a nossa humanidade.E tem gente que e capaz ainda de dizer que Deus nos abandonou.Hoje quero lhe convidar para clamar junto comigo pelos que nao creem,pelos que nao amam e pedir perdao a Deus por tanta ingratidao .Voce conhece alguem que nao cre,nao ama,so pensa negativo e reclama da  vida o tempo todo? faca uma prece por ela hoje!!!(Pe.Fernando Guirado) 19/02

O Senhor Jesus foi tentado afim de que nos não fossemos derrotados pelo inimigo.Morreu porque nos morremos,sofreu porque nos sofremos e ressuscitou para que ressuscitássemos,passou por todas as situações humanas,exceto o pecado,para mostrar que nos ama e esta do nosso lado em tudo aquilo que diz respeito a nossa humanidade.E tem gente que e capaz ainda de dizer que Deus nos abandonou.Hoje quero lhe convidar para clamar junto comigo pelos que não creem, pelos que não amam e pedir perdão a Deus por tanta ingratidão . Você conhece alguém que não crê, não ama, só pensa negativo e reclama da vida o tempo todo? faca uma prece por ela hoje!!!

Pe.Fernando Guirado

Atividades para a Quresma



http://wwwcatequesigaratinga.blogspot.com.br/search/label/Quaresma

Atividades de Catequese





domingo, 17 de fevereiro de 2013

Hino Das Laudes do 1º Domingo do Tempo da Quaresma



Humildes, ajoelhados
na prece que a fé inspira,
ao justo Juiz roguemos
que abrande o rigor da ira. 

Ferimos por nossas culpas
o vosso infinito amor.
A vossa misericórdia
do alto infundi, Senhor. 

Nós somos, embora frágeis, 
a obra de vossa mão;
a honra do vosso nome
a outros não deis, em vão. 

Senhor, destruí o mal,
fazei progredir o bem; 
possamos louvar-vos sempre, 
e dar-vos prazer também. 

Conceda o Deus Uno e Trino, 
que a terra e o céu sustém, 
que a graça da penitência 
dê frutos em nós. Amém.

Homilia para o I Domingo da Quaresma

Foto: Homilia para o I Domingo da Quaresma
Eis-me aqui Senhor, envia-me! (Is 6,8)

Queridos irmãos e irmãs!

Estamos iniciando o tempo da quaresma, tempo em que somos convidados a refletir sobre a vida, a missão, a morte e a ressurreição de Jesus. Tempo de refletirmos sobre a esmola, a oração e o jejum, estes três exercícios espirituais que nos levam àquilo que é central em nossa fé e adesão a Jesus: o amor a Deus, ao próximo e a nós mesmos. 
Neste tempo, vivemos o privilégio de celebrar a CF como tempo forte proposto a nós pela Igreja no Brasil. Nosso tema este ano coincide com o grande acontecimento da Igreja do mundo inteiro a realizar-se no Rio de Janeiro, a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. Na Campanha da Fraternidade deste ano, somos chamados a refletir com nossos jovens suas alegrias e angústias, sua vocação e missão no mundo: Jesus Cristo chama e capacita o jovem para a missão e ouve sua resposta: Eis-me aqui, envia-me!
A primeira leitura, tirada do livro de Deuteronômio (Dt 26,4-10) nos lembra o que é essencial na quaresma: colocar-nos diante de Deus do jeito que somos e com o que somos e temos. A palavra de Deus não está congelada no tempo em que foi escrita. Ela é viva, atuante e atual. Também nós, digamos hoje: 'Meu pai era um arameu errante... Os egípcios impuseram dura escravidão sobre nós... Javé ouviu a nossa voz, viu nossa miséria, nosso sofrimento e nossa opressão e nos tirou do Egito com mão forte e braço estendido’.  Começamos a quaresma retomando a realidade destes três verbos que mostram a ação permanente de Deus em nossas vidas. Deus ouve nossa voz, vê nosso sofrimento e ‘desce’ para nos tirar da situações que nos negam vida plena e abundante porque foi para isso que nos criou (Jo 10,10). Diante desta ação amorosa de Deus, colocamos o que somos, o que queremos e o que temos e nos prostramos: eis-me aqui senhor!
Muitos jovens são assassinados por dia no Brasil e muitos são empurrados para situações onde a vida é negada por falta de oportunidades, por carência de políticas públicas que lhes contemplem. Diante do mundo que criminaliza a juventude e que muitas vezes lhe nega a possibilidade da vida plena com seus direitos e deveres, a Igreja tem a obrigação de oferecê-la ao Senhor como fruto de sua ação.
Tem também a obrigação evangélica de acolher a juventude com seus desafios, sonhos, valores, problemas e potencialidades. Como Javé deve Ouvir, Ver e Descer ao encontro dela.

O Evangelho nos relata a provação pela qual cada um de nós passa a cada dia. Relata em especial a tentação de Jesus no deserto e o caminho deixado por Ele para vencermos nossas tentações diárias. O texto fala do diálogo entre o Diabo e Jesus. As tentações de Jesus são as nossas. Jesus renuncia à vida fácil e ao poder, dando-nos claro exemplo de que a vida vale à pena ser vivida com simplicidade e como resposta ao grande amor que Deus nos dá a cada dia. 
Neste tempo da quaresma que é também tempo de Campanha da Fraternidade coloquemos nossa juventude para nos indicar caminhos. Saiamos da tentação de que o jovem deve ouvir a nós adultos, que ele deve nos ver como exemplo, que tem de vir até nós para encontrar o caminho certo. Façamos o caminho inverso que temos feito como adultos. Precisamos ouvir, ver e caminhar ao encontro da juventude. 
Este tempo de quaresma será adequado para atestarmos que com este gesto aprenderemos muito com a juventude que quer espaço para ser o que é e para colocar-se do seu jeito diante de Javé, com seus frutos, suas flores, com sua peculiaridade, com suas limitações e potencialidades, mas, para dizer a partir dela e à maneira dela: Eis-me aqui Senhor, envia-me! (Is 6,8)
Para coroar nossa reflexão, aproximemo-nos daquilo que nos diz o apóstolo Paulo a respeito da universalidade da salvação. Não caiamos na tentação de achar que somos os melhores e os mais importantes para Deus. Para ele, não há distinção de pessoas: ele é o Senhor de todos, rico para com todos aqueles que o invocam.
Construamos o que Jesus tanto nos pediu. Para isso, recorramos novamente à juventude que sabe, guiada pelo espírito de Deus criar a comunhão a partir do acolhimento, da alegria e da generosidade. 
Aproveitemos o espírito da Quaresma e da Campanha da Fraternidade e com os jovens, nos despojemos de nossos preconceitos e de tantas normas e regras para dizer com liberdade: 
Eis-me aqui Senhor, envia-me! (Is 6,8)

Pe. Marcos Paulo Cestare de Souza
Administrador Paroquial

Eis-me aqui Senhor, envia-me! (Is 6,8)

Queridos irmãos e irmãs!

Estamos iniciando o tempo da quaresma, tempo em que somos convidados a refletir sobre a vida, a missão, a morte e a ressurreição de Jesus. Tempo de refletirmos sobre a esmola, a oração e o jejum, estes três exercícios espirituais que nos levam àquilo que é central em nossa fé e adesão a Jesus: o amor a Deus, ao próximo e a nós mesmos. 
Neste tempo, vivemos o privilégio de celebrar a CF como tempo forte proposto a nós pela Igreja no Brasil. Nosso tema este ano coincide com o grande acontecimento da Igreja do mundo inteiro a realizar-se no Rio de Janeiro, a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. Na Campanha da Fraternidade deste ano, somos chamados a refletir com nossos jovens suas alegrias e angústias, sua vocação e missão no mundo: Jesus Cristo chama e capacita o jovem para a missão e ouve sua resposta: Eis-me aqui, envia-me!
A primeira leitura, tirada do livro de Deuteronômio (Dt 26,4-10) nos lembra o que é essencial na quaresma: colocar-nos diante de Deus do jeito que somos e com o que somos e temos. A palavra de Deus não está congelada no tempo em que foi escrita. Ela é viva, atuante e atual. Também nós, digamos hoje: 'Meu pai era um arameu errante... Os egípcios impuseram dura escravidão sobre nós... Javé ouviu a nossa voz, viu nossa miséria, nosso sofrimento e nossa opressão e nos tirou do Egito com mão forte e braço estendido’. Começamos a quaresma retomando a realidade destes três verbos que mostram a ação permanente de Deus em nossas vidas. Deus ouve nossa voz, vê nosso sofrimento e ‘desce’ para nos tirar da situações que nos negam vida plena e abundante porque foi para isso que nos criou (Jo 10,10). Diante desta ação amorosa de Deus, colocamos o que somos, o que queremos e o que temos e nos prostramos: eis-me aqui senhor!
Muitos jovens são assassinados por dia no Brasil e muitos são empurrados para situações onde a vida é negada por falta de oportunidades, por carência de políticas públicas que lhes contemplem. Diante do mundo que criminaliza a juventude e que muitas vezes lhe nega a possibilidade da vida plena com seus direitos e deveres, a Igreja tem a obrigação de oferecê-la ao Senhor como fruto de sua ação.
Tem também a obrigação evangélica de acolher a juventude com seus desafios, sonhos, valores, problemas e potencialidades. Como Javé deve Ouvir, Ver e Descer ao encontro dela.

O Evangelho nos relata a provação pela qual cada um de nós passa a cada dia. Relata em especial a tentação de Jesus no deserto e o caminho deixado por Ele para vencermos nossas tentações diárias. O texto fala do diálogo entre o Diabo e Jesus. As tentações de Jesus são as nossas. Jesus renuncia à vida fácil e ao poder, dando-nos claro exemplo de que a vida vale à pena ser vivida com simplicidade e como resposta ao grande amor que Deus nos dá a cada dia. 
Neste tempo da quaresma que é também tempo de Campanha da Fraternidade coloquemos nossa juventude para nos indicar caminhos. Saiamos da tentação de que o jovem deve ouvir a nós adultos, que ele deve nos ver como exemplo, que tem de vir até nós para encontrar o caminho certo. Façamos o caminho inverso que temos feito como adultos. Precisamos ouvir, ver e caminhar ao encontro da juventude. 
Este tempo de quaresma será adequado para atestarmos que com este gesto aprenderemos muito com a juventude que quer espaço para ser o que é e para colocar-se do seu jeito diante de Javé, com seus frutos, suas flores, com sua peculiaridade, com suas limitações e potencialidades, mas, para dizer a partir dela e à maneira dela: Eis-me aqui Senhor, envia-me! (Is 6,8)
Para coroar nossa reflexão, aproximemo-nos daquilo que nos diz o apóstolo Paulo a respeito da universalidade da salvação. Não caiamos na tentação de achar que somos os melhores e os mais importantes para Deus. Para ele, não há distinção de pessoas: ele é o Senhor de todos, rico para com todos aqueles que o invocam.
Construamos o que Jesus tanto nos pediu. Para isso, recorramos novamente à juventude que sabe, guiada pelo espírito de Deus criar a comunhão a partir do acolhimento, da alegria e da generosidade. 
Aproveitemos o espírito da Quaresma e da Campanha da Fraternidade e com os jovens, nos despojemos de nossos preconceitos e de tantas normas e regras para dizer com liberdade: 
Eis-me aqui Senhor, envia-me! (Is 6,8)

Evangelho Lucas 4,1-13


1º Domingo da Quaresma


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 1Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão, e, no deserto, ele era guiado pelo Espírito. 2Ali foi tentado pelo diabo durante quarenta dias. Não comeu nada naqueles dias e, depois disso, sentiu fome. 3O diabo disse, então, a Jesus: “Se és Filho de Deus, manda que esta pedra se mude em pão”. 4Jesus respondeu: “A Escritura diz: ‘Não só de pão vive o homem’”
5O diabo levou Jesus para o alto, mostrou-lhe por um instante todos os reinos do mundo6e lhe disse: “Eu te darei todo este poder e toda a sua glória, porque tudo isto foi entregue a mim e posso dá-lo a quem quiser. 7Portanto, se te prostrares diante de mim em adoração, tudo isso será teu”.
8Jesus respondeu: “A Escritura diz: ‘Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás’”.
9Depois o diabo levou Jesus a Jerusalém, colocou-o sobre a parte mais alta do Templo e lhe disse: “Se és Filho de Deus, atira-te daqui abaixo! 10Porque a Escritura diz: ‘Deus ordenará aos seus anjos a teu respeito, que te guardem com cuidado!’ 11E mais ainda: ‘Eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’”.
12Jesus, porém, respondeu: “A Escritura diz: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus’”.
13Terminada toda a tentação, o diabo afastou-se de Jesus, para retornar no tempo oportuno.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Fraternidade e Juventude - CF 2013

Tema: Fraternidade e Juventude
Lema: Eis-me aqui, envia-me! 
(Is 6,8)


Objetivo Geral
Acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção da vida, da justiça e da paz.
Objetivos específicos
1 - Propiciar aos jovens um encontro pessoal com Jesus Cristo a fim de contribuir para sua vocação de discípulo missionário e para a
elaboração de seu projeto pessoal de vida;

2 - Possibilitar aos jovens uma participação ativa na comunidade eclesial, que lhes seja apoio e sustento em sua caminhada, para que eles possam contribuir com seus dons e talentos;

3 - Sensibilizar os jovens para serem agentes transformadores da sociedade, protagonistas da civilização do amor e do bem comum.


Fonte: http://www.portalkairos.net/campanhadafraternidade/#ixzz2KoWVeZ4L

CICLO PASCAL - TEMPO DA QUARESMA


Tempo da Quaresma - vai da quarta-feira de Cinzas até a Missa da Ceia do Senhor, exclusive. São quarenta dias dedicados à preparação para a celebração da Páscoa, que a Igreja relaciona com os quarenta anos de peregrinação do povo hebreu rumo à terra prometida; os quarenta dias de jejum total de Moisés no Monte Sinai se preparando para receber a Lei da Aliança (Ex 24,12-18. 34); os quarenta dias em que Elias seguia a caminho do Monte Horeb, fugindo da perseguição (1Rs 19,8); e o retiro de Jesus no deserto, onde passa quarenta dias e noites em jejum, se preparando para sua vida pública (Mt 4,1-2).

A Quaresma é o tempo que precede e predispõe à celebração da Páscoa. Tempo de escuta da Palavra de Deus e de conversão, de preparação e de memória do batismo, de reconciliação com Deus e com os irmãos, de recorrer com mais frequência às “armas da penitência cristãs”: a oração, o jejum e a esmola. (Mt 6,1-6.16-18).

A cor litúrgica própria é o roxo e não se canta o Glória, nem o Aleluia, que voltarão a ser entoados somente na Vigília Pascal. Neste período, devemos nos abrir para ouvir e acolher a Palavra de Deus e intensificarmos a prática da caridade em busca da conversão de nossos pecados.

O povo cristão percebe claramente que durante a Quaresma é preciso orientar os ânimos para as realidades que verdadeiramente contam. Por isso se exige empenho evangélico e coerência de vida, traduzida em boas obras, em formas de renúncia àquilo que é supérfluo e de luxo, em manifestações de solidariedade com os sofredores e os necessitados.

A Igreja do Brasil desenvolve neste Tempo da Quaresma a Campanha da Fraternidade, que esse ano (2012) terá como tema: “Fraternidade e Saúde Pública”, e o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”, Eclesiástico 38,8. Trata-se de um grande movimento de evangelização e de conscientização daqueles pecados mais gritantes da sociedade brasileira que nos impedem de Celebrar a Páscoa do Senhor mais plenamente.

http://palavradedeusereflexao.blogspot.com.br/2012/02/ciclo-pascal-tempo-da-quaresma.html

Missa em comemoração aos 30 anos de Ordenação Sacerdotal do Padre Wilson Lobo

Foi uma missa celebrada com muita alegria, regada a muitos amigos e a comunidade, com muita emoção, muita oração e muitas homenagens, pode-se perceber claramente a alegria e a emoção no rosto do nosso Padre Wilson, que se manteve calmo e sereno durante a celebração mas ao mesmo tempo muito comovido com tudo e com todos, era evidente a sua satisfação com tudo o que lhe foi feito.
No final ele agradeceu, mas quem tem que agradecer somo nós a ele, que desde que chegou aqui nos preencheu com muita sabedoria, conselhos, amizade e muita evangelização através dos grupos, acampamentos, cursos e tantas coisas mais que tem feito por nossa comunidade, por isso, nós te dizemos:
OBRIGADA PADRE WILSON
PARABÉNS PELOS 30 ANOS DE SACERDÓCIO E DE AMOR A DEUS E AO PRÓXIMO.