domingo, 3 de junho de 2012

Reflexão


Liturgia
SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE
Leituras: Deuteronômio 4,32-34.39-40; Salmo 32; Romanos 8,14-17; Mateus 28,16-20.« PAI, FILHO, ESPIRITO SANTO – DEUS UNO E ÚNICO »

• Celebramos o mistério mais elevado de nossa fé, a fonte de tudoe à qual tudo deve retornar: a Trindade. Entretanto, esta solenidade não é um convite a decifrar o mistério que se esconde por detrás de “um Deus em três pessoas”; mas é um convite a contemplar o Deus que é amor, que é família, que é comunidade e que criou os homens para fazê-los comungar nesse mistério de amor.

• A 1ª leitura apresenta o Deus da Aliança. Deus é o Pai que com sabedoria criou e dirige o universo. Na 2ª Leitura, Paulo ressalta que, graças ao dom do Espírito através de Cristo somos filhos de Deus e, por isso, podemos chamar Deus de “Abba”, “Pai”. No evangelho, Jesus envia os discípulos em missão para pregar o evangelho e batizar em nome da Trindade.

• Do mistério celebrado e da Palavra proclamada, é possível fazer dois exercícios espirituais: (1) uma profissão trinitária - isto é, repetir pausadamente «em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo» e dizê-lo pensando sua relação particular com cada uma das Pessoas Divinas; (2) repetir o final do texto do evangelho, a frase tão confiante e firme de Jesus: «eu sempre estarei com vocês, todos os dias, até o fim dos tempos».

• Oremos: Ó Deus, nosso Pai, enviando ao mundo a Palavra da verdade e o Espírito santificador, revelastes o vosso inefável mistério. Fazei que, professando a verdadeira fé, reconheçamos a glória da Trindade e adoremos a Unidade onipotente. Amém!


▬ Domingo sem missa é semana sem Graça, sem alegria nem paz! Vá a missa.


Padre Sandro Rogério

Um comentário: