sexta-feira, 24 de agosto de 2012

A Importância da Espiritualidade do Catequista



A Espiritualidade é importantíssima na vida de todo Católico, mas o Catequista como formador de opinião, como Imitador de Cristo e Anunciador da Boa Nova deve sempre dar um passo a mais em busca de uma Espiritualidade Sadia.

Vejamos abaixo os pontos mais importantes desta Espiritualidade:


1- Assegura a vocação, a fé, o conteúdo e a vivência do catequista;


Todos os dias o Cristão, sobretudo o Catequista como formador de opinião é testado profundamente em sua vocação, colocando sua fé e seu chamado a prova.
Por isso é tão importante a nutrir incansavelmente sua Espiritualidade na vivência de seu dia-a-dia e claro, no conhecimento da Palavra e da Doutrina;
Realça a força transformadora da Palavra de Deus e da sua mensagem na sua vida pessoa e na capacitação para o anúncio;
A Espiritualidade é fundamental para que o Catequista tenha plenas condições de se alimentar da palavra e deixar-se transformar por ela para sobretudo anuncia-la de maneira coesa e lúcida, em conjunto ao Magistério da Igreja.

2 – Garante a perseverança diante das dificuldades internas e externas;

Uma Espiritualidade bem vivida, faz com que o Catequista dê um grande Testemunho de fé aos seus catequizados, principalmente diante das dificuldades por ele enfrentado;
Seja lá qual for a provação, o Catequista encontra ânimo para superar seus obstáculos justamente nas virtudes de uma Espiritualidade bem alicerçada, através da meditação da Palavra, da oração pessoal, da oração do Terço e toda Devoção Mariana, mas sobretudo à sua entrega Pessoal a Jesus Eucarístico (Adoração e Comunhão).
Uma Espiritualidade alimentada por tudo isso, faz do Catequista um grande exemplo de Fé e Fortaleza para sua turma da Catequese.

3 – Ajuda o catequista em sua missão de conduzir os catequizandos a Cristo;

“Cristo deve habitar no coração da Catequese” (CIC – 426) 
“Aquele que é chamado a "ensinar o Cristo" deve, portanto, procurar primeiro este ganho supereminente que é o conhecimento de Cristo; é preciso aceitar perder tudo... a fim de ganhar a Cristo e ser achado nele, e conhecer o poder de sua Ressurreição e a participação em seus sofrimentos, conformando-me com ele em sua Morte, para ver se alcanço a ressurreição de entre os mortos"  (CIC – 428)    
Cristo deve habitar o coração da Catequese, portanto deve habitar é claro, no coração do Catequista. (Ver Filipenses capítulo 3)
A Espiritualidade do Catequista o torna um imitador de Cristo e faz com que sua Catequese tenha mais maturidade e convicção na Missão de levar seus Catequizados a Cristo; 

4- Colabora na coerência de vida do catequista.

Testemunho de vida é fundamental para que o Catequista possa desempenhar seu papel de modo pleno.
O Catequista que não busca enriquecer sua Espiritualidade, corre o risco de deixar-se afastar do caminho, muitas vezes até sem perceber, entregando-se ao comodismo e em seguida fatalmente o Contra-Testemunho.
O Contra-testemunho de um Catequista pode ser muito maior do que ele próprio possa imaginar, porque além de não cumprir com a Missão que Jesus lhe confiou e ofender a Deus, acaba muitas vezes levando consigo a Fé de muitos de seus Catequizados que lhe conferiram respeito e confiança.
Para que tudo isso seja evitado, é fundamental que o Catequista dedique-se convictamente a sua Espiritualidade e a Missão que lhe foi Confiada pelo próprio Cristo.

Para mim , viver é Cristo
 ( Fl 1,21)     

“O fiel deve testemunhar o nome do Senhor, confessando sua fé sem ceder ao medo. O ato da pregação e o ato da catequese devem estar penetrados de adoração e de respeito pelo nome de Nosso Senhor, Jesus Cristo.”   (CIC 2145)   


http://crismasjc.blogspot.com.br/2011/04/importancia-da-espiritualidade-do.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário