domingo, 9 de dezembro de 2012

II DOMINGO DO ADVENTO DO SENHOR - DOMINGO DE JOÃO BATISTA


A característica dos dois primeiros domingos do advento é fazer memória da segunda vinda de Cristo. Neste segundo domingo, entra em cena João Batista. A ele foi dirigida a Palavra de Deus no deserto. Ele é a "voz que clama: preparai os caminhos do Senhor!" Diante desse fato, a liturgia nos propõe uma atitude: sermos iguais a Isaías e João 
Batista, aqueles que pedem que os caminhos do mundo sejam dignos para acolher o Senhor. Aquilo que foi anunciado por Baruc ao povo de Israel, assim como aquilo que foi anunciado por João Batista realiza-se em Jesus Cristo, realiza-se hoje na Igreja e pela Igreja. A comunidade cristã reúne-se para a celebração da Eucaristia até que Ele venha. Sua vinda transforma o hoje em dia do Senhor. A comunidade eucarística transforma-se em voz que anuncia a preparação do caminho para a vinda do Messias. Tudo que degrada o homem e a mulher são caminhos tortuosos que precisam ser "aplainados" para que o Senhor possa passar. Esse aplainamento é trabalho nosso. Quais os caminhos que devemos conservar em nossa comunidade? E quais devemos endireitar e aplainar? João Batista começa a sua pregação a partir do deserto: ali se despoja de tudo que não é de Deus, para um esvaziamento total. O deserto pode, ainda hoje, ser para nós o lugar do nosso amadurecimento pessoal, o lugar da nossa cura interior e da cordial libertação de tudo quanto nos afasta do projeto de Deus. O deserto nos prepara para acolher a sabedoria que vem do alto e nos capacita para o discernimento da vida. João Batista nos convoca a ir ao deserto, para fazer um novo êxodo, acolhendo o batismo do arrependimento e da penitência como meios de viver com alegria e generosa solidariedade o projeto de nosso Deus de amor e misericórdia. Somos levados ao deserto para de lá sairmos purificados e sentindo-nos mais amados por Deus, numa nova criação de reconciliados com Deus e com os irmãos.

Pe. Marcos Paulo 



Nenhum comentário:

Postar um comentário