domingo, 27 de janeiro de 2013

Homilia para o 3º Domingo Comum


“Eu assumo isso como programa de vida”



Domingo passado, a Liturgia nos apresentava o sugestivo Evangelho do casamento em Caná. Esse relato indica o rumo da caminhada e dá a orientação fundamental para a vivência da fé cristã, isto é, fazer o que Jesus pede. Neste domingo, temos a primeira grande “dica” para fazer isso. Qual será? 
Iniciamos neste domingo a leitura do Evangelho de Lucas que nos acompanhará nos domingos comuns deste ano. Após a introdução do Evangelho, a Liturgia apresenta o texto que inspira toda a ação de Jesus. É o programa de vida dele. 
Bom conhecedor das Escrituras Sagradas de seu povo, Jesus escolhe um texto do Livro de Isaías e o proclama numa reunião de fim de semana, na sinagoga: 
“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a boa nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor.”
Que comentário faz Jesus sobre essa manifestação profética? Muito simples: “Hoje se cumpriu esta passagem da escritura que acabastes de ouvir”. Jesus não se preocupa em explicar as palavras sagradas. Quer manifestar, na prática, a vocação libertadora dessa palavra de Deus. É como se dissesse: “Eu assumo isso como programa de vida”.
Se recordarmos o que a mãe de Jesus disse no Evangelho do domingo passado, teremos uma importante lição a aprender de Jesus. Ele não nos fala apenas por palavras, mas também e principalmente por seu exemplo de vida. Neste domingo, nós o vemos assumindo publicamente seu compromisso com os pobres e oprimidos do seu tempo. 

Pe. Marcos Paulo Cestare de Silvio César Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário