sábado, 16 de março de 2013

HOMILIA PARA O V DOMINGO DA QUARESMA

Na liturgia deste 5º domingo da quaresma já sentimos a proximidade da Semana Santa e somos mais uma vez convidados a pedir a Deus perdão dos nossos pecados, perdoando também aqueles que pecaram contra nós. 

- Evangelho: João 8,1-11 

A liturgia de hoje fala-nos, mais uma vez, de um Deus que ama e cujo amor nos desafia a ultrapassar as nossas escravidões para chegar à vida nova, à ressurreição. 
A primeira leitura apresenta-nos o Deus libertador, que acompanha com solicitude e amor a caminhada do seu Povo para a liberdade. Esse caminho é o paradigma dessa outra libertação que Deus nos convida a fazer neste tempo de Quaresma e que nos levará à Terra Prometida onde corre a vida nova. 
A segunda leitura é um desafio a libertar-nos do lixo que impede a descoberta do fundamental: a comunhão e a identificação com Cristo, princípio da nossa ressurreição. 
O Evangelho diz-nos que, na perspectiva de Deus, não são o castigo e a intolerância que resolvem o problema do mal e do pecado; só o amor e a misericórdia geram ativamente vida e fazem nascer o homem novo. É esta lógica, a lógica de Deus, que somos convidados a assumir na nossa relação com os irmãos. 
O episódio da mulher que pecou põe em relevo a intransigência e a hipocrisia do homem, sempre disposto a julgar e a condenar os outros. Jesus denuncia, aqui, a lógica daqueles que se sentem perfeitos e auto-suficientes, sem reconhecerem que estamos todos a caminho e que, enquanto caminhamos, somos imperfeitos e limitados. 
É preciso reconhecer, com humildade e simplicidade, que necessitamos todos da ajuda do amor e da misericórdia de Deus para chegar à vida plena. A única atitude que faz sentido, neste esquema, é assumir para com os nossos irmãos a tolerância e a misericórdia que Deus tem para com todos os homens.

Pe. Marcos Paulo Cestare de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário