quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Reflexão

Fernando Guirado

Lucas 1,28:Amados, este capitulo e versículo do evangelho de Lucas narra a anunciação do anjo a Maria.Nesta manha de quinta feira quero refletir com você que por algum motivo esta triste,abatido,humilhado e sente-se sozinho neste imenso e vasto universo.O anjo Gabriel saúda maria com singela e profunda saudação " ALEGRA-TE,CHEIA DE GRAÇA ,O SENHOR E CONTIGO".EI psiu!!! Hoje esta frase e pra você também que vive tempos difíceis, problemas variados,a primeira mensagem nesta manha e não perca sua alegria,pois sem ela sua vida sera mais dura e difícil  Alegria não e simplesmente mostrar os dentes,mas ela nasce da convicção da certeza,da fé do profundo do seu coração que o Senhor e contigo e por este motivo você vencera.Esta lendo esta mensagem? então preste atenção e diga seu nome:___________,e apos o nome diga:ALEGRA-TE O SENHOR E CONTIGO. repita isso por 3 vezes... Agora bote um sorriso neste rosto, esperança em seu coração e embora ser feliz...Bom dia meu povo...

Pe.Fernando Guirado

Último dia da Semana Catequética

No dias 28,29 e 30 de Janeiro, catequistas da Paróquia Nossa Senhora de Fátima  capelas e Paróquia Santo Antonio se reuniram para participarem da "Semana Catequética", para que antes de iniciarmos nosso ano catequético possamos nos abastecer de Deus, das suas palavras e ensinamentos, para que assim estejamos preparados para acolher os catequizandos transmitindo a Fé de Jesus.
O tema da Semana Catequética foi "Eu creio mas aumenta minha fé", e durante esses dias de aprendizado o Seminarista Ricardo nos falou sabiamente sobre "Transmitir a Fé" e "A Igreja mãe e educadora".
Só temos a agradecer ao Seminarista Ricardo por toda essa dedicação e empenho que tem dado a catequese de nossa cidade.




















quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Palavras do Padre Sandro Rogério


Queridos, bom dia!
A noite foi vencida. O dia novamente despontou. A Deus elevemos o pensamento, o coração e a oração. Em Nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém!

Supliquemos ao Senhor «os fogos da vaidade a vossa luz desfaz. Estrela da manhã, quão doce vossa paz.» 

Quão inspiradora é a palavra do Senhor: Jó 1,21; 2,10b: «Nu eu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei para lá. O Senhor deu, o Senhor tirou; como foi do agrado do Senhor, assim foi feito. Bendito seja o nome do Senhor! Se recebemos de Deus os bens, não deveríamos receber também os males?»

Na angústia, reze! Na felicidade, reze! Em todas as circunstâncias, reze!

Seja bom o seu dia e abençoada a sua vida.

Segundo dia da semana catequética

"A Igreja Mãe e Educadora"
Lei Natural - todos viemos do criador, viemos de Deus e todo o ser humano possui condições de discernir sobre o que é bom ou ruim, usando a capacidade da razão, ou seja, o pensar.
Entretanto o ser humano é capaz de escolher qual o caminho que ele quer seguir, "se é Jesus ou o mundo".
Refletir: Efésios 4,20-29
             2º Corintios 5,17







terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Reflexão

Foto: Bom dia!!! Mateus 28,20:Voce nao esta so.Todos podem ter lhe deixado,traido,abandonado,mas vc nao esta so.Omaior presente que Deus nos da todos os dias e sua presenca em todos os momentos de nossa vida.Questionamentos como,onde estava Deus no momento de dor,frustracao,perda,doenca?A teologia responde afirmando que Deus estava justamente nos sustentando o tempo todo nestas crise s da vida. A presenca de Deus em nossa vida nao e ausencia de problemas ,mas certeza de superacao.Voce em nenhum momento de sua angustia esteva so. TOME POSSE DO QUE LHE DIGO OU ESCREVO AGORA: PULE ,CANTE,SOFRA,CHORE,MAS NUNCA SE ESQUECA DEUS E CONTIGO!!! PROXIMO DIA 3 DE FEVEREIRO NO PARQUE DOS PINHEIROS EU TE CONVIDO AS 19H NA SANTA MISSA DE CURA E LIBERTACAO CONHECER O AMOR DESSE DEUS QUE E CONTIGO. (29/01/2013)

 Mateus 28,20. Você não esta só. Todos podem ter lhe deixado, traído,abandonado,mas você não esta só. O maior presente que Deus nos da todos os dias e sua presença em todos os momentos de nossa vida.Questionamentos como,onde estava Deus no momento de dor, frustração,perda,doença?A teologia responde afirmando que Deus estava justamente nos sustentando o tempo todo nestas crise s da vida. A presença de Deus em nossa vida não e ausência de problemas ,mas certeza de superação  Você em nenhum momento de sua angustia esteva só. TOME POSSE DO QUE LHE DIGO OU ESCREVO AGORA: PULE ,CANTE,SOFRA,CHORE,MAS NUNCA SE ESQUEÇA DEUS E CONTIGO!!!

Padre Fernando Guirado

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Semana Catequética

A semana catequética deste ano vai de 28 a 30 de janeiro, apenas três dias para aprendermos um pouquinho mais sobre o Tema: "EU CREIO SENHOR MAS AUMENTA MINHA FÉ", onde o Seminarista Ricardo vai nos falar sobre o ano da fé e o creio.
Hoje no primeiro dia ele nos falou sobre o "Transmitir a Fé". 
O Documento da Igreja Católica diz que a fé nunca deve acabar e que a Igreja desde o Papa tem essa como  missão.
A Eucaristia é o centro de todos os Sacramentos e eu só posso falar ou transmitir aquilo que eu conheço, não posso transmitir a Fé de Jesus se eunão comungo.













Santo Tomás de Aquino

Neste dia lembramos uma das maiores figuras da teologia católica: Santo Tomás de Aquino. Conta-se que, quando criança, com cinco anos, Tomás, ao ouvir os monges cantando louvores a Deus, cheio de admiração perguntou: "Quem é Deus?". 

A vida de santidade de Santo Tomás foi caracterizada pelo esforço em responder, inspiradamente para si, para os gentios e a todos sobre os Mistérios de Deus. Nasceu em 1225 numa nobre família, a qual lhe proporcionou ótima formação, porém, visando a honra e a riqueza do inteligente jovem, e não a Ordem Dominicana, que pobre e mendicante atraia o coração de Aquino. 

Diante da oposição familiar, principalmente da mãe condessa, Tomás chegou a viajar às escondidas para Roma com dezenove anos, para um mosteiro dominicano. No entanto, ao ser enviado a Paris, foi preso pelos irmãos servidores do Império. Levado ao lar paterno, ficou, ordenado pela mãe, um tempo detido. Tudo isto com a finalidade de fazê-lo desistir da vocação, mas nada adiantou. 

Livre e obediente à voz do Senhor, prosseguiu nos estudos sendo discípulo do mestre Alberto Magno. A vida de Santo Tomás de Aquino foi tomada por uma forte espiritualidade eucarística, na arte de pesquisar, elaborar, aprender e ensinar pela Filosofia e Teologia os Mistérios do Amor de Deus. 

Pregador oficial, professor e consultor da Ordem, Santo Tomás escreveu, dentre tantas obras, a Suma Teológica e a Suma contra os gentios. Chamado "Doutor Angélico", Tomás faleceu em 1274, deixando para a Igreja o testemunho e, praticamente, a síntese do pensamento católico. 

Santo Tomás de Aquino, rogai por nós!

domingo, 27 de janeiro de 2013

Nota de Solidariedade de Dom Orani, pelas vítimas da tragédia em Santa Maria (RS)

“Eu sei que meu Redentor está vivo e que, por último, se


 levantará sobre o pó” (Jó 19,25)

Nossos corações estão abalados com a morte de inúmeros jovens estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, RS, e outras pessoas que estavam no local. A Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, a Coordenação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013 e o Regional Leste 1 da CNBB rezam pelos falecidos, como pelos hospitalizados e os que estão trabalhando com afinco para minorar a dor de todos, como também pelo consolo dos amigos e familiares das vítimas. 
Em solidariedade ao acontecimento trágico, transformamos um evento para jovens programado para este domingo a tarde em momento de oração e sufrágio pelas almas dos jovens e outras pessoas falecidas, com caminhada e missa saindo às 15 horas da Igreja da Candelária até a Catedral Metropolitana, onde será celebrada missa às 16 horas com transmissão ao vivo para todo o Brasil pela Rede Vida de Televisão. Pedimos a todos os párocos que nas missas de hoje à noite também rezem por essa intenção. 
Sentimo-nos como preparadores da Jornada Mundial da Juventude, evento que reunirá jovens de todo o mundo, tristes por esses jovens e outras pessoas que foram ceifadas de forma trágica da vida. Esperamos que o Senhor Ressuscitado, vencedor da morte, possa ser o consolo e a esperança neste momento de sofrimento e dor.

Rio de Janeiro, 27 de janeiro de 2013

Dom Orani João Tempesta, O. Cist.
Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro
Presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio 2013
Presidente do Regional Leste 1 da CNBB"

Homilia para o 3º Domingo Comum


“Eu assumo isso como programa de vida”



Domingo passado, a Liturgia nos apresentava o sugestivo Evangelho do casamento em Caná. Esse relato indica o rumo da caminhada e dá a orientação fundamental para a vivência da fé cristã, isto é, fazer o que Jesus pede. Neste domingo, temos a primeira grande “dica” para fazer isso. Qual será? 
Iniciamos neste domingo a leitura do Evangelho de Lucas que nos acompanhará nos domingos comuns deste ano. Após a introdução do Evangelho, a Liturgia apresenta o texto que inspira toda a ação de Jesus. É o programa de vida dele. 
Bom conhecedor das Escrituras Sagradas de seu povo, Jesus escolhe um texto do Livro de Isaías e o proclama numa reunião de fim de semana, na sinagoga: 
“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a boa nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor.”
Que comentário faz Jesus sobre essa manifestação profética? Muito simples: “Hoje se cumpriu esta passagem da escritura que acabastes de ouvir”. Jesus não se preocupa em explicar as palavras sagradas. Quer manifestar, na prática, a vocação libertadora dessa palavra de Deus. É como se dissesse: “Eu assumo isso como programa de vida”.
Se recordarmos o que a mãe de Jesus disse no Evangelho do domingo passado, teremos uma importante lição a aprender de Jesus. Ele não nos fala apenas por palavras, mas também e principalmente por seu exemplo de vida. Neste domingo, nós o vemos assumindo publicamente seu compromisso com os pobres e oprimidos do seu tempo. 

Pe. Marcos Paulo Cestare de Silvio César Souza

Evangelho Lucas 1,1-4; 4,14-21


3º Domingo do Tempo Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

1Muitas pessoas já tentaram escrever a história dos acontecimentos que se realizaram entre nós, 2como nos foram transmitidos por aqueles que, desde o princípio, foram testemunhas oculares e ministros da palavra.
3Assim sendo, após fazer um estudo cuidadoso de tudo o que aconteceu desde o princípio, também eu decidi escrever de modo ordenado para ti, excelentíssimo Teófilo.4Deste modo, poderás verificar a solidez dos ensinamentos que recebeste.
Naquele tempo, 4,14Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza.
15Ele ensinava nas suas sinagogas e todos o elogiavam.
16E veio à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga, no sábado, e levantou-se para fazer a leitura.
17Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 18“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19e para proclamar um ano da graça do Senhor”.
20Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele.
21Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”.

- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.



sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

A maçã



Na época que ainda não existia dinheiro, Deus deu a um homem 10 maçãs, para serem aplicadas da seguinte forma:

• 3 eram para sua alimentação.
• 3 eram para seu vestuário
• 3 eram para trocar por uma casa.
• A última era para que o homem pudesse ter algo para devolver a Deus, demonstrando gratidão pelas outras 9 maçãs.

O homem comeu as 3 primeiras maçãs, comprou roupas para se proteger do frio e uma casa para abrigar-se contra a chuva. Porém, ao olhar para a 10ª maçã, e conseqüentemente, a última que havia lhe restado, o homem raciocinou que Deus não precisava da mesma, pois Ele já possuía todas as maçãs do mundo, e certamente aquela ali não iria Lhe fazer falta.

E assim, o homem comeu a décima maçã, e devolveu a Deus o caroço da mesma.

RETIRAI A PEDRA


Amados reflitam com atenção. No evangelho de João 11,19:RETIRAI A PEDRA.Diz Jesus diante do sepulcro de Lazaro. Saboreie comigo a frase de Jesus:RETIRAI A PEDRA.Agora preste atenção, não foi ele quem retirou a pedra,ele mandou que retirassem.O que aprendo com isso?Quem não esta preparado para remover pedras, não merece receber milagres.Milagre e parceria: sem Deus você não pode e sem você Deus não quer.Repita comigo pausadamente:DEUS VÊ ESTRADA,ONDE EU VEJO FIM.DEUS VÊ VIDA ONDE VEJO MORTE.DEUS VÊ SANTIDADE ONDE VEJO PECADO,POREM DEUS TUDO PODE MAS QUER MINHA COLABORAÇÃO  Creia que hoje o Senhor diz a você filhinho vem para fora, tem muita vida aqui para você ser feliz...Não importa quem te sepultou,importa quem esta te ressuscitando.

BOM DIA PE.FERNANDO GUIRADO

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Reflexão do Padre Fernando


Reflitam comigo amados:Fique certos que todo ser humano tem problemas - o rico,o pobre, o católico o evangélico o padre,o pastor- todos tem problemas,quem esta ao teu lado um pouco mais ou um pouco menos.Porem,mesmo no chão e preciso olhar para as mãos que desejam me levantar.Descentralize o olhar de si mesmo e confie em Deus.Meu querido,você que esta lendo isto agora chore,lamente,questione,manão fique assim a vida toda,pois Cristo esta ai para te levantar...REPITA COMIGO:Senhor muitas vezes não entendo o porque do meu sofrimento,mas sei que o senhor esta aqui me sustentando...VOCÊ crê  então  se veja nesta figura, NÃO IMPORTA QUEM TE DERRUBOU,IMPORTA QUEM ESTA TE LEVANTANDO...

Pe.Fernando Guirado

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Convite


A catequese da Paróquia Nossa Senhora de Fátima convida todos as (os) catequistas da matriz e capelas para o curso de Formação que se realizará nos dias 28,29 e 30 de janeiro no salão do Oras as 20:00 horas.
Se você já é catequistas ou gostaria de ser catequistas, participe.

Formação de Catequista

O que é catequese?
O Papa João Paulo II disse: "A catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com fim de os iniciar na plenitude da vida cristã" (CT). Segundo O Novo Catecismo da Igreja Católica (1992) "no centro da catequese encontramos essencialmente uma Pessoa, a de Jesus Cristo de Nazaré, Filho único do Pai... 

A finalidade definitiva da catequese é levar à comunhão com Jesus Cristo: só Ele pode conduzir ao amor do Pai no Espírito e fazer-nos participar da vida da Santíssima Trindade... Todo catequista deveria poder aplicar a si mesmo a misteriosa palavra de Jesus: 'Minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou' (Jo 7,16)" (NCIC, 426-427). Em sua origem, o termo "CATEQUESE" diz respeito à proclamação da Palavra. O termo se liga a um verbo que significa "Fazer" - "Ecoar" (gr. Kat-ekhéo). Assim a catequese tem por objetivo último fazer escutar e repercutir a Palavra de Deus. 

Desta forma, é missão da Igreja anunciar o Evangelho em todo o mundo, mas, em primeiro lugar, a Palavra de Deus deve ser anunciada aos seus próprios membros. É dentro da Igreja que se desenvolve a formação de seus membros, para que possam depois anunciar a todos a Palavra de Deus. Quando se fala em catequese, muitos pensam na catequese que se prepara as crianças à Primeira Eucaristia. Catequese hoje não se deve confundir com o "dar catecismo". 

A catequese faz parte da ação evangelizadora da Igreja que envolve aqueles que aderem a Jesus Cristo. Catequese é o ensinamento essencial da fé, não apenas da doutrina como também da vida, levando a uma consciente e ativa participação do mistério litúrgico e irradiando uma ação apostólica. Segundo o Documento de Puebla (1979) e a afirmação dos Bispos do Brasil, a catequese é um processo de educação da fé em comunidade, é dinâmica, é sistemática e permanente. Os Bispos da América Latina reunidos em Santo Domingo (1992) nos disseram": "Damos graças a Deus pelos esforços de tantos e tantas catequistas que cumprem seu serviço eclesial com sacrifício, selado, às vezes, com suas vidas. Contudo, devemos reconhecer como pastores que ainda há muito por fazer. 

Existe ainda muita ignorância religiosa, a catequese não chega a todos e muitas vezes chega em forma superficial, incompleta quanto a seus conteúdos, ou puramente intelectual, sem força para transformar a vida das pessoas e de seus ambientes" (DSD, 41). Todo cristão que aceita Cristo por inteiro, esse é o verdadeiro cristão balizado, ele é responsável, em anunciar a Palavra de Deus, a começar por si próprio e pela família. Para tanto, tem uma maturidade cristã de fé e de amor ao próximo e à Igreja.

http://www.catequisar.com.br/texto/catequista/doc/52.htm

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Processo de beatificação de Odetinha é aberto no Rio

Ela morreu aos nove anos de idade e pode se tornar a primeira santa carioca. Vaticano vai averiguar possíveis milagres

Cerca de mil pessoas participaram nesta sexta-feira (18) da abertura do processo de beatificação e canonização de Odete Vidal de Oliveira, a Odetinha, que pode se tornar a primeira santa carioca. A cerimônia de instalação do Tribunal Arquidiocesano foi realizada pelo arcebispo do Rio de Janeiro,Dom Orani Tempesta, na Paróquia Nossa Senhora da Glória, no Largo do Machado, zona sul do Rio, e contou com a presença do italiano Paolo Vilotta, representante da Congregação para as Causas dos Santos, do Vaticano.
"Nós estamos acostumados a olhar o santo como alguém de muito longe, de outras épocas. Ao iniciarmos essa pesquisa sobre a vida e as virtudes de Odetinha, creio que isso deve suscitar ainda mais em todos nós essa vocação comum, a vocação à santidade", disse Dom Orani. Relatos de cura e de intercessões em situações críticas são atribuídos a Odetinha, como o de uma mulher que se curou de uma miopia evolutiva que a levaria à cegueira, e o de outra que sobreviveu a uma grave hemorragia após complicações durante o parto.
Devotos da menina fazem peregrinações ao seu túmulo no Cemitério São João Batista, o segundo mais visitado - só perde para o de Carmem Miranda -, e ali deixam placas de mármore e de bronze em reconhecimento às graças a ela atribuídas. Desde dezembro de 2011, uma comissão foi formada para verificar se havia sinais de santidade na vida da jovem, que nasceu em 1930, em Madureira, zona norte do Rio, e morreu aos 9 anos de idade em Botafogo, na zona sul, vítima de meningite e paratifo. Após autorização da Santa Sé, em outubro do ano passado, deu-se início à fase diocesana do processo.
O Tribunal formado nesta sexta será responsável pelo levantamento e análise de material suficiente para comprovar a existência de algum milagre. A equipe é composta por seis especialistas. São peritos e padres que realizam a primeira etapa da pesquisa para o processo. O arcebispo estima que levará de um a dois anos para que as investigações sejam concluídas e encaminhadas a Roma.
Pela manhã, fiéis acompanharam a chegada das relíquias e dos restos mortais de Odetinha, que ficarão em exposição na paróquia até domingo (20). Dentre os presentes estava a aposentada Maria Helena Araújo, de 88 anos, que foi babá de Odetinha durante cinco meses, em 1937. "Era uma menina muito humilde, caridosa, muito religiosa, tinha um coração de ouro. Ela tocava piano para eu escutar." Amigas de infância da garota, como Maria Cristina de Castelo Branco, de 82 anos, vizinha de Odetinha em Botafogo, e Irmã Maria Cecília, 81, que estudou com ela no Colégio de Sion também participaram da cerimônia. "Acredito que se Odetinha estivesse viva, ela também seria freira, seria consagrada a Deus", diss
e a Irmã.


Carta de Odetinha ao irmão | Foto: Reprodução

              Carta de Odetinha ao irmão | Foto: Reprodução

No texto, escrito em agosto de 1938, Odetinha parabeniza o irmão de criação, Fernando Pinto de Araújo, o Fernandinho, pelo aniversário de 12 anos. A relíquia foi guardada pela aposentada Lícia Maria Ribeiro de Araújo, de 76, viúva de Fernandinho. A devoção à menina é tanta que o casal batizou a filha do meio de Maria Odete e o caçula de Francisco, nome do pai de Odetinha.

http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=1337180&tit=Processo-de-beatificacao-de-Odetinha-e-aberto-no-Rio

domingo, 20 de janeiro de 2013

Comentário ao Evangelho


A GLÓRIA DE JESUS 
Com o milagre em Caná da Galiléia, Jesus começou a manifestar sua glória e a despertar a fé em seus discípulos. 
Para evitarmos conclusões apressadas, é mister entender bem a relação entre milagre e glória. Esta, resultante do milagre, manifestou-se no serviço prestado, de forma escondida e gratuita, a um casal em dificuldades, em plena festa de casamento. Pela bondade de Jesus, os noivos livraram-se de uma humilhação pública. Assim acontecia com aqueles, em cujas bodas, vinha a faltar vinho. 
No entanto, tudo aconteceu de maneira discreta. A mãe de Jesus deu-se conta da situação. Fez chegar ao conhecimento do Filho o constrangimento por que os noivos estariam prestes a passar. Após um diálogo misterioso com sua mãe, Jesus entra em ação, dando ordem aos empregados. Só estes ficarão sabendo da origem daquele vinho delicioso, servido, por último, aos convidados. 
Não consta que alguém mais ficou sabendo ter sido Jesus o autor do milagre e o tenham prestado honra por uma tal façanha. 
Não foi esta a glória resultante do milagre, que o Mestre esperava. Sua glória consistiu em mostrar-se sensível e serviçal em relação ao casal em apuros.

http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php