domingo, 10 de fevereiro de 2013

Homilia para o 5° Domingo Comum


A Vocação é Dom Deus 

Queridas irmãs, queridos irmãos em Cristo!
Neste domingo de carnaval a Igreja nos confronta com três leituras bíblicas mostrando como é possível mudar o rumo da própria história quando queremos resgatar realmente nossa vocação.
A primeira leitura descreve em termos a visão da majestade de Deus e o sentimento de Isaías quando tema consciência do seu chamado. A grandeza de Deus e a reverência temerosa do profeta nos são comunicados pela imagem do trono, dos serafins, do canto que proclama que Deus é Santo, Santo, Santo. 
Isaías tem receio. Sabe que não é puro o bastante para falar em nome de Deus. E quem o seria? Mas, não é Isaías que se purifica por conta própria. O mesmo Deus que dá a missão dá as condições e a graça para cumpri-la. Apoiado nessa graça é que Isaías pode dizer: Eis-me aqui! Enviai-me! 
Paulo reconhece um problema semelhante ao de Isaías. Anuncia o Cristo ressuscitado, mas afirma que não é digno de ser chamado apóstolo porque perseguiu a Igreja, apesar disso, Jesus quis contar com ele. Quem tornou Paulo digno de tal chamado? Ele mesmo responde: A graça de Deus fez de mim o que sou. 
Jesus chama Pedro para ser pescador de homens, usando como sinal a fartura de peixes em uma situação onde a experiência do pescador dizia que não era hora de pescar. Pedro, como Paulo e Isaías, reconhece que não está à altura da missão. Diz: “Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador”. Jesus lhe diz que não tenha medo, ele garante que a missão é possível. 
Como aconteceu com esses três, e tantos outros, Deus tem um chamado para nós. Esse chamado não necessita de visões de serafins, ou milagres especiais. Deus chama quem está atento à realidade e sabe ouvir o clamor da necessidade de tornar a vida melhor e mais humana para todos. Se nos oferecemos a serviço do Reino, o Senhor estará conosco. 
Com ele podemos pescar onde parece que não há peixe, podemos plantar justiça onde outros dizem que não adianta tentar, podemos levar fraternidade onde parece que a competição é a única lei que funciona. Jesus nos convida a ir mais longe e com a coragem de pescar de um jeito novo. Deus estará pescando conosco se nossas redes forem de fato lançadas em nome dos valores do Reino que Jesus anunciou.

Pe. Marcos Paulo Cestare de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário